“Abre
os teus armários, eu estou a te esperar para ver deitar o sol sobre
os teus braços castos. Cobre a culpa vã, até amanhã eu vou ficar
e fazer do teu sorriso um abrigo.”
A
proposta do Cristo no evangelho de Matheus, capítulo 11, versículo
28 é uma das que mais expressa sua proposta ministerial e,
posteriormente, o legado a ser cumprido por seus discípulos. No
entanto, essa passagem carece aqui de uma reflexão para que possamos
entendê-la e aplicá-la no cotidiano da vida cristã. Jesus convida
a todos os cansados espalhados pela vida, todos os que não aguentam
mais o peso que lhes é lançado sobre os ombros a uma vida de
suavidade, humildade e amabilidade; Jesus oferece alívio a uma vida
sobrecarregada. Mas o que é feito pelo nazareno é um convite, não
uma intimação. Convites são passíveis ou não de aceitação por
parte dos convidados. Nesse sentido, não basta que o Cristo esteja
oferecendo a si mesmo como refúgio de sobrecarga, é necessário que
os convidados aceitem o convite que é feito pelo Mestre. Essa é
sempre a postura que Jesus apresenta: jamais violenta a vontade
alheia, nunca repreende os que não aceitam sua palavra quando esta é
oferecida. Diante dos escribas e fariseus, a quem Jesus chama de
hipócritas e raça de víboras, o que acontece não é uma
repreensão por convite não aceito, mas uma repreensão por
assumirem uma postura hipócrita, soberba e de falsa piedade,
escribas e fariseus que lançavam sobre os demais um fardo pesado que
não tomavam para si e é isso o que Jesus critica, a sua pretensão
de verdade. Diante de alguém como o jovem rico, por exemplo, Jesus
não repreende mesmo quando aquele dá as costas e vai embora diante
da recomendação de perfeição que Jesus lhe faz. Jesus oferece a
si mesmo sempre, mas o ato de reconhecê-lo como sendo necessário
cabe àquele a quem a oferta é feita. Bem, qual é, então, a
postura necessária para que os convidados aceitem o convite do
Cristo e caminhem em direção a ele? É necessário o reconhecimento
de sua condição de cansados e sobrecarregados. Enquanto achamos que
estamos bem, tranquilos, não procuramos alívio, enquanto não nos
sentimos doentes deixamos bem guardados nas prateleiras os remédios,
não dormimos enquanto não reconhecemos em nós a presença do sono.
Portanto, é necessário que reconheçamos a nossa condição de
sobrecarregados, de cansados e estafados diante da vida para que
possamos reconhecer o convite do Cristo. É necessário também,
obviamente, reconhecer no Cristo a plenitude de poder nos aliviar,
mas isso é o pressuposto básico da Fé Cristã: não se caminha
para o Cristo e não reconhecemos válida sua Obra.
Jesus então faz-nos o convite e nós, de acordo com nossa
compreensão a respeito de nós mesmos, atendemos ou não a ele. Mas
o Cristo aguarda, ele permanece no aguardo da chegada de seus
convidados. O trecho de Mateus 11 não termina com uma repreensão a
todos aqueles que não aceitam o convite do Cristo mas sim com o
Cristo reafirmando seu caráter de alívio e amabilidade: “Pois meu
jugo é suave e meu fardo é leve” (Vs. 30). Devemos ter clara em
nossas mentes que o Cristo não faz somente o convite para que os
cansados venham, ele convida cada um de nós a também reconhecermos
que estamos cansados, que estamos sobrecarregados e que ele é tudo o
que nós precisamos para sairmos dessa estafa da existência. Jesus
nos convida a um dos atos mais nos violentos contra nós mesmos:
reconhecermos nossa condição. Não é possível nos apresentarmos
diante do Cristo, o reconhecermos como mestre e tomarmos sobre nós o
seu fardo a não ser que nos apresentemos diante dele exatamente como
somos, plenamente despidos de toda capa e máscara que diariamente
carregamos. Só é possível nos apresentarmos diante do Cristo
quando nos livramos de todos os disfarces que criamos para nós
mesmos e diante outros. Aqui compreendemos o chamado da canção: não
podemos nos achegar àquele que nos espera a não ser que abramos as
portas dos nossos armários e tiremos dele os nossos esqueletos,
precisamos abrir as portas para que o interior dos nossos armários
seja arejado, para que o a luz entre e tudo o que está mofado e
empoeirado possa ser devidamente visto e, assim, inteiramente limpo.
“Abre os teus armários”, Cristo convida, “Eu estou a te
esperar para ver deitar o sol sobre os teus braços castos”. Diante
do Cristo, uma vez reconhecendo a tortuosidade e a imperfeição da
nossa condição, somos tomados por ele nos braços, nossos fardos
são tirados de nós e somos lavados por seu sangue. Nossos braços,
antes marcados e sujos de sangue inocente e nosso, por esforço de
afirmar-nos e salvar a nós mesmos, agora podem ser vistos castos,
limpos, puros e brilhantes pois brilha sobre nós a misericórdia e a
Graça manifestas pelo Amor expresso na Cruz. Eis o ensinamento do
Cristo e o propósito do seu ministério: retirar de sobre nossos
ombros todo o peso que tomamos durante a vida e que foi forçosamente
jogado sobre nós e nos dar qualidade de vida que brilha e isso por
pura expressão de Amor.
Diante da compreensão da totalidade do convite do Cristo e nos
achegando a ele, assentando-nos sobre sua canga e tomando sobre nós
o seu fardo que é leve, toda culpa é vã pois todo peso já foi
tomado por ele. Não há pesar. Recostados aos seus pés não há
mais condenação (Romanos 8:1-2) e, a partir daí, tudo é riso.
Enquanto Cristo está presente sempre há riso. Nesse riso Cristo
mora e, por meio dele, convida muitos outros ao seu alívio.
“Canta que é no canto que eu vou chegar, canta o teu encanto
que é pra me encantar. Canta para mim qualquer coisa assim sobre
você que explique a minha paz. Tristeza nunca mais”
Dentro de uma compreensão cristã da composição de Marcelo
Camelo, é possível encontrarmos um diálogo. Não é só Deus que
fala, não é só o convite do Cristo, há um diálogo e um diálogo
que evolui. Mediante o reconhecimento do convite de Jesus e sua
aceitação, após o recebimento do riso e de sua manifestação, o
que se segue é que nós nos dirigimos a ele. Estamos em estado de
deslumbramento, o alívio se manifesta em nós de maneira
indescritível, como quando tiramos os sapatos que desde a manhã nos
apertam os dedos, e tudo o que queremos é ouvir mais do mestre
nazareno: “canta que eu escuto o teu canto e neste canto eu chego,
por este teu canto me encanta com teu canto e me conta qualquer coisa
sobre você que me explique essa paz interior”. Há plena paz na
presença do Cristo. Mediante o alívio há plenitude, paz, sorriso.
Deus é riso e não há mais lugar pra tristezas sufocantes. Mediante
a Graça expressa pelo Cristo diante da nossa insuficiência e
finitude, tristeza nunca mais. O que queremos é pleno conhecimento
de Cristo.
“Mais vale o meu pranto que esse canto em solidão. Nesta
espera o mundo gira em linhas tortas. Abre essa janela, primavera
quer entrar pra fazer da nossa voz uma só nota.”
A canção que nos canta o Cristo e o riso que dele recebemos
não pode nem deve ser entoado e manifesto em solidão, antes
anunciamos o alívio que recebemos a todos em redor a fim de que
possamos vivê-lo em verdadeira experiência comunitária. Na
ausência de quem nos ouça, o que prevalece e vale mais é o nosso
pranto e enquanto seguimos, ainda sozinhos, esta espera que tanto nos
atormenta como mundo que gira em linhas tortuosas permanece. Ainda
assim, seguimos com riso e com canto, logo, com dança, e proclamamos
pra que todos possam ouvir a esperança que nos foi outorgada: “Abre
esse janela e deixe a primavera entrar!” Pois o Cristo vem com seu
convite como a primavera que rompe a frieza e a morbidez do inverno
com o frescor de seus ventos e a beleza de suas flores e frutos.
Vivemos, portanto, com Cristo em constante estado primaveril, onde
está presente a beleza das flores, o perfume dos frutos, uma
esperança que se renova dia após dia de que novas possibilidades de
novas vidas hão de se apresentar e conforme novos ouvintes aceitam o
convite de Jesus e aparecem nos campos primaveris da boa nova do
alívio que nos é oferecido, assentados juntos d'Ele todos nós, em
conjunto, entoamos então uma só nota.
A proposta dessa reflexão nasceu por acaso num dia qualquer em que
me deparei com o trecho inicial da música na cabeça e, como sou de
fé Cristã, não pude deixar de relacioná-la, quase que de modo
acidental, com a minha concepção da proposta do Evangelho de
Cristo. É, naturalmente, uma leitura livre, uma interpretação que
visa afirmar que Deus se manifesta invariavelmente nas manifestações
humanas, tanto mais sinceras elas forem acredito que mais chances
temos de contemplar pedaços da divindade expressando-se.
Minha esperança permanece em que o Camelo não fique chateado com a
minha leitura.
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