quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Maior destes.

"Sendo assim, permanecem até o momento: a fé, a esperança e o amor. Contudo, o maior deles é o amor" (ICo.13:13)

Fui surpreendido por um pensamento sobre esse texto e gostaria de compartilhar. Não sou o dono da verdade, sou apenas um homem problematizado.
Nós estamos sempre muito dispostos a defender a nossa fé. Falamos da nossa fé, expomos a nossa fé, condenamos em nome da nossa fé, contrangemos e ferimos em nome da nossa fé.
Pela nossa fé, condenamos qualquer pessoa que vá contra qualquer coisa com a qual discordamos, acusamos de pecadores e "destinados ao inferno" aqueles que não são cristãos. Estes que são pecadores porque são "do mundo".
Somos muito prontos a entrar numa discussão ideológica sobre fé.
E destruímos corações, ofendemos pessoas e manchamos o nome daquele que nos chamou.
O que me surpreende no texto é uma afirmação sobre a qual nunca me dei conta: "Permanecem a fé, a esperança e o amor.[...]Contudo o maior deles é o amor." Acima da esperança, acima da fé. Amor.
Isso quer dizer que quando não temos esperança, quando estamos tristes, indispostos e etc, temos que amar, quando estamos desanimados, quando achamos que vamos morrer, temos que amar.
E a coisa fica tensa.
Acima da fé, está o amor.
Então, antes de condenar temos que acolher, Antes de "mandar pro inferno" temos que apresentar e estar dispostos a guiar pelo caminho. Com amor, sem falso-moralismo, sem grosseria ou imposição de idéias. Pelo Espírito Santo, não por força nem violência.

O Paradoxo é que ésse amor é gerado pela Fé em Cristo. A autência e verdadeira!

Abraço Forte!

5 comentários:

  1. Amado Matheus,

    Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Somente Aquele que pode substituir essa corrupção por vida, por amor! Somente Ele, Jesus, pode colocar amor em nós. Como você disse, paradoxalmente, isto só acontece em decorrência da fé em Cristo.

    Mas isto não me surpreende. Tudo, a partir de Jesus, se torna muito maior. E, para participarmos da grandiosidade do Seu Reino, o primeiro passo é a fé. Depois dela, só coisas maiores.

    Só um pitaco: a resposta para o título do seu blog é "Não!". Você está em Cristo e Ele é a nossa sabedoria!

    Abração e continue na Paz!

    ResponderExcluir
  2. Matheus, quando vc. diz nós, o que quer dizer com isso?

    ResponderExcluir
  3. "Nós" é a igreja em geral, o comportamento de muitos cristãos, generalizado.

    ResponderExcluir
  4. Meu amado Matheus,

    Voltei aqui pra dar uma bisbilhotada e me surpreendi. Instantaneamente, pensei no que João disse: "Aquele que disser que não tem pecado, faz de Deus um mentiroso".

    O que você escreveu em seu texto, é inerente ao ser humano, cristão ou não. Continue, sim, a falar em nome da Igreja, pois você é parte dela. Talvez assim, mais pessoas possam ver que o que você disse deveria servir como um espelho para cada um de nós, fazendo ecoar a voz do Espírito de Cristo: "Examinem-se, para saber se estão mesmo na fé. Julguem-se a si mesmos!".

    Grande abraço, meu querido, e continue na Paz!

    ResponderExcluir